07 de julho de 2025 às 12:12

Matt Cameron deixa o Pearl Jam após 27 anos tocando com a banda

Baterista postou a notícia em suas redes sociais nesta segunda-feira (7)

Matt Cameron anunciou que está deixando o Pearl Jam nesta segunda-feira (7) .
O músico, que ingressou na banda em 1998 após a dissolução do Soundgarden, expressou sua decisão por meio de uma declaração nas redes sociais.
"Depois de 27 anos fantásticos, desci pela última vez da plataforma de bateria da grandiosa Pearl Jam. Muito amor e respeito ao Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida -- uma jornada repleta de amizades, arte, desafios e risadas", escreveu ele.
"Sou eternamente grato à equipe, ao staff e aos fãs de todo o mundo. Tem sido uma jornada incrível. Mais novidades virão. Obrigado a todos do fundo do meu coração", acrescentou.
O Pearl Jam também emitiu um comunicado sobre a saída do baterista, recordando sua importância.
"De ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skinyard e na poderosa Soundgarden, a tocar em nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron sempre foi uma força única e verdadeira como músico e baterista. Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo, e desejamos tudo de melhor a ele, sempre. Sentiremos muito a sua falta, e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Te amamos, Matt", diz o texto.
Cameron, natural da região de San Diego, mudou-se para Seattle em 1983, unindo-se à banda liderada por Chris Cornell, o Soundgarden, três anos depois.
Ele também contribuiu para demos iniciais do álbum de estreia do Pearl Jam, "Ten", em 1991. Com um extenso conhecimento em rock punk e garage, aliado a tempos inusitados, ele é respeitado por várias gerações.
Seu primeiro show com o Pearl Jam foi em Seattle, no dia 7 de maio de 1998.
Vale recordar que quando o The Prodigy buscou conquistar o público americano, recorreram a Matt Cameron para criar os loops de bateria para o disco de 1997, "The Fat of the Land". Assim como Geddy Lee, do Rush, que escolheu o músico para assumir as baquetas em seu disco solo, "My Favourite Headache" (2000).
Agora, o Pearl Jam terá tempo até o final de 2025 para decidir sobre um novo baterista enquanto os membros sobreviventes do Soundgarden continuam a trabalhar em músicas gravadas antes da morte de Cornell em 2017.

Fonte: Vagalume

comentários

Estúdio Ao Vivo