30 de março de 2025 às 17:00

Faça uma viagem por shows que ficaram na memória do Lollapalooza Brasil!

Desde 2012 muita gente já deixou sua marca no festival

Neste domingo, a 12ª edição do Lollapalooza está se encerrando. O momento é mais do que propício para relembrarmos alguns shows marcantes que já passaram pelo festival desde 2012.
Confira a lista, que não se pretende definitiva. Diga quem mais poderia estar nela e que atração deste ano merece um lugar nesse panteão
Foo Fighters em 2012
Já fazia mais de uma década que a banda de Dave Grohl havia pisado pela primeira - e única - vez no Brasil. O grupo fez valer o tempo de espera, com um show caprichado, intenso e bastante longo ao retornar como o primeiro headliner do Lolla brasileiro.
Dez anos depois, eles deveriam ter voltado, na primeira edição do festival pós-pandemia. Infelizmente, a morte do baterista Taylor Hawkins, dois dias antes, na Colômbia, fez com que o concerto não fosse realizado.
Lorde - 2014
O Lolla costuma dar espaço para artistas em ascensão. Em 2014, Lorde tinha apenas 17 anos e estava estourada com "Royals" e seu primeiro álbum "Pure Heroine". Seu show foi marcante e deixou claro que ela não seria mais uma daquelas atrações de festival que as pessoas rapidamente se esquecem de terem visto.
Três anos depois, a cantora lançaria "Melodrama", um clássico do pop moderno. Quando retornou ao Brasil, no Popload Festival (2018) e no Primavera Sound (2022), ela já era headliner da noite.
Soundgarden - 2014
A banda fundamental da geração grunge só esteve essa única vez no Brasil, quando trouxe para o Lolla um show que juntou clássicos e novidades (o grupo estava de volta após uma longa separação). O quarteto chegou ao fim depois que Chris Cornell morreu em 2017. O vocalista, no entanto, esteve no país em outras quatro ocasiões, a última delas em 2016.
Robert Plant - 2015
Robert Plant (Foto: Mattina@ihateflash-18)O Lolla sempre teve um perfil mais voltado às novidades, sem um grande histórico de atrações que já gozavam há décadas do status de lendas. Uma exceção foi o show do ex-vocalista do Led Zeppelin em 2015, como headliner do segundo palco. Entre material solo e versões de clássicos do blues, country e folk, ele também recheou a apresentação com músicas da banda que o consagrou, incluindo a sempre poderosa "Whole Lotta Love":
The Weeknd - 2017
The Weeknd (Foto: Tatiana Lafraia/Mamute Lab)Em 2017, Abel Tesfaye já era uma estrela em ascensão rumo ao superestrelato - algo que se concretizou não muito tempo depois. Naquele ano, o canadense deixou o público boquiaberto como atração principal do segundo palco do Lolla (os Strokes foram o maior nome do dia).
Quando voltou ao Brasil, em 2023 e 2024, o cantor já tinha condições mais do que suficientes para encher estádios sozinho.
David Byrne - 2018
David Byrne (Foto: Tatiana Lafraia/Mamute LAB)Em uma tarde de sábado, o ex-Talking Heads fez um dos shows mais plasticamente bonitos da história do Lolla. A apresentação paulistana foi apenas a 11ª da elogiadíssima turnê "American Utopia", que gerou um filme e uma temporada na Broadway. O setlist mesclou músicas de sua antiga banda e material do disco que batizou o giro.
Liam Gallagher - 2018
Liam Gallagher (Foto: Tatiana Lafraia/Mamute LAB)Quando uma reunião do Oasis parecia impossível, o público do Lolla teve a chance de ver suas duas figuras principais, os irmãos Gallagher, ainda que em edições diferentes do festival.
Noel Gallagher veio em 2016 e fez um ótimo show. Mas quem entregou uma experiência mais próxima de um show da banda foi Liam, dois anos mais tarde. Em novembro deste ano, os dois finalmente estarão juntos novamente em um palco no Brasil: a turnê de reencontro da banda passa pelo Morumbis no dia 22, com ingressos já esgotados.
Billie Eilish - 2023
Com sua turnê de 2020, que teroa apresentações no Brasil, sendo cancelada por causa da pandemia da Covid-19, foi preciso esperar mais três anos para vermos Billie por aqui.
A cantora brilhou em uma apresentação memorável que juntou uma multidão para vê-la no palco principal. Os fãs ainda esperam por um retorno da cantora ao país.
blink-182 - 2024
Apesar de sempre terem sido extremamente populares entre os brasileiros, o blink-182 nunca havia tocado no país. Quando tudo parecia certo para o grande momento, em 2023, o show do trio, que retomava sua formação clássica, foi cancelado de última hora, depois que o baterista Travis Barker precisou passar por uma cirurgia de emergência no dedo.
Um ano depois, eles finalmente puderam saciar a vontade e sentir a energia do nosso público.

Fonte: Vagalume

comentários

Estúdio Ao Vivo