31 de janeiro de 2018 às 11:59

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS ELEIÇÕES 2018


Crédito:apuracaoeleicoes2018.com.br

Este ano será a última eleição a permitir as coligações partidárias. Assim, partidos podem formar alianças para somar os tempos de rádio e televisão. São eleitos os mais votados nas legendas ou nas coligações, sendo as vagas distribuídas com base nesses votos no candidato e no partido. As coligações partidárias serão proibidas em 2020.

 

BIOMETRIA

Em algumas regiões do Brasil será obrigatório o cadastramento biométrico para a eleição deste ano. No município de Mucuri/BA o procedimento ainda é facultativo. A obrigatoriedade ocorrerá para as próximas eleições, em 2020. Para saber se sua região está convocando o cadastramento, basta acessar o site do TRE: http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico

DATA DA VOTAÇÃO


Em todo território nacional, as eleições serão realizadas no dia 7 de outubro de 2018. Nos casos de 2º turno, serão realizadas no dia 28 do mesmo mês. Cada eleitor terá a oportunidade de escolher um candidato para
Presidente da República; Governador; Senador; Deputado Federal e Deputado Estadual.

 

PRÉ CANDIDATOS

 

Alguns nomes já se manifestaram publicamente sobre suas candidaturas. São eles:

 

Álvaro Dias, senador pelo PV  

Arthur Virgílio Neto e Geraldo Alckmin (PSDB)

Ciro Gomes, vice-presidente do PDT

Cristovam Buarque, ex-governador do Distrito Federal (PPS)

Eymael, presidente do PSDC
Fernando Collor de Mello, senador por Alagoas pelo PTC

Marina Silva (REDE)

Levy Fidelix (PRTB)

Jair Bolsonaro (PSL)

João Amoêdo (Novo)

Valéria Monteiro (PMN),

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Manuela D'Ávila, deputada estadual pelo RS (PC do B)


Para valer a candidatura, o partido terá que estar com seu estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o candidato deverá informar o domicílio eleitoral pelo menos seis meses antes das eleições.

 

CAMPANHA ELEITORAL

 

Tempo de campanha
A duração da campanha eleitoral será de 45 dias e o período de propaganda em cadeia de rádio e televisão será de 35 dias.

Propaganda em carros
Serão permitidos apenas adesivos comuns de até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro.

Propaganda em vias públicas
Permitidas bandeiras e mesas para distribuição de material, desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres.


Carro de som
Os carros de som e minitrios só poderão ser usados em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões ou comícios, observado o limite de 80 decibéis, medido a 7 metros de distância do veículo.

Horários de comícios
Comícios de encerramento de campanhas podem ir até às 2h da madrugada. Nos demais dias, das 8h à meia-noite.


Propaganda na internet
Partidos e candidatos poderão contratar o impulsionamento de conteúdos (uso de ferramentas, gratuitas ou não, para ter maior alcance nas redes sociais). Está proibido o impulsionamento feito por pessoa física.


NÃO SERÃO PERMITIDOS

 

  • Efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados;
  • O uso de qualquer tipo de veículo (carro, motocicletas, bicicletas, carroças, entre outros) com jingles no dia das eleições;
  • Bonecos e outdoors eletrônicos.

ARRECADAÇÃO DE DINHEIRO EM CAMPANHAS


Para que não se configure como propaganda antecipada, os candidatos poderão fazer a arrecadação prévia de recursos por meio de financiamento coletivo ("vaquinhas") na internet a partir do dia 15 de maio.

Limite para doações
Pessoas físicas podem fazer doações até de 10% dos seus rendimentos brutos no ano anterior à eleição.


Recibo para doador na 'vaquinha' online
Será obrigatória a emissão de recibo para o doador relativo a cada doação feita em site de financiamento coletivo, conhecido como “vaquinha”.


Vale lembrar que no dia da votação o eleitor deverá portar documento oficial com foto e o título. Além disso, uma “colinha” com os números dos candidatos poderá ser levada para a cabine de votação.


Agora, que você já conhece os possíveis nomes e se informou sobre que pode ou não durante toda a campanha eleitoral, é se preparar para as eleições, estudar as propostas e ficar de olho nas atuações de cada candidato até lá.

Fonte: CLIENT

comentários

| ABROLHOS FM - A PRIMEIRA DA BAHIA!'); }
Estúdio Ao Vivo