A rádio Abrolhos conversou com osorganizadores, atletas e responsávei..."> A rádio Abrolhos conversou com osorganizadores, atletas e responsávei..."/> A rádio Abrolhos conversou com osorganizadores, atletas e responsávei..."/>

22 de janeiro de 2018 às 12:20

Nova Viçosa recebe Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia e garante feito histórico do Extremo Sul da Bahia

A rádio Abrolhos conversou com os organizadores, atletas e responsáveis técnicos, e traz todos os detalhes do primeiro circuito de vôlei do ano.

Crédito:Alyrson Aguilar

 

Entre os dias 19 e 21 de janeiro, a Praia do Lugar Comum, em Nova Viçosa, foi a sede da primeira etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de 2018, a primeira na história da região.  O campeonato, que serve como classificação para os jogos Pan-Americanos e oferece pontuação para o circuito mundial, atraiu duas mil pessoas por dia que puderam acompanhar de perto grandes nomes do vôlei mundial.

 

O nome mais aguardado do circuito foi o do tricampeão olímpico Ricardo. Baiano, ele pontuou a importância de estar de volta ao seu estado, em uma entrevista exclusiva com a rádio Abrolhos: “eu estou muito motivado. A receptividade é muito calorosa. Isso motiva muito o atleta a tentar a fazer o seu melhor. Eu me sinto muito feliz, primeiro por voltar a jogar no estado da Bahia, depois de praticamente 2 anos sem competição aqui, e pela primeira vez em Nova Viçosa “.

 

Apesar do favoritismo, Ricardo alcançou o quarto lugar na classificação masculina na companhia de seu mais novo parceiro de jogo George. Eles estrearam a parceria no circuito, jogando juntos pela primeira vez. Sobre isso, Ricardo contou como foi o processo de entrosamento: “meu parceiro fixo não é George, mas como a gente foi convocado pela Seleção Brasileira, a gente veio e formou essa equipe. Eu sou um atleta que participa mais do bloqueio e ele participa mais da defesa, isso facilita mais’’.

 

Outra dupla brasileira, formada por Fernando e Ramon, disputou a grande final com os argentinos Azaad e Capogrosso que derrotaram o Brasil e assumiram o lugar mais alto do pódio.  O terceiro lugar ficou com o Chile, representados pelos primos Grimallt.

 

Se com os representantes masculinos o Brasil não obteve resultados esperados, as mulheres dominaram a competição, tendo duas duplas brasileiras como finalistas. Ana Patrícia e Rebecca levaram a melhor em cima da Victória e Tainá.

 

 

Em entrevista à rádio Abrolhos, as campeãs contaram da recente parceria entre as duas e como se relacionam dentro e fora da arena. Para Ana Patrícia, a convivência constante resultou em uma intimidade que foi fundamental para a vitória das duas: “a gente já se conhece, um olhar, um gesto... a gente já sabe se um precisa que a outra dê uma chamada, ou se a outra precisa que uma fique mais quieta. A gente fora de quadra é muito amiga. Mesma antes de jogar junto, a gente já tinha uma cumplicidade. Não é fácil chegar à final, a gente teve que passar por vários times, perdemos o nosso primeiro jogo do torneio, mas conseguimos nos recuperar”.

 

EQUIPES ORGANIZADORAS

 

De acordo com Paulo Franklin, organizador do evento pela empresa It Events, o objetivo de trazer o circuito para Nova Viçosa é fortalecer a região do extremo sul da Bahia. Segundo ele, essa região usufrui de um desenvolvimento através do avanço turístico: “Eu acredito que daqui vão surgir novos campeões baianos, campeões brasileiros e quem sabe campeões olímpicos. Eu falo com propriedade porque hoje a gente tem um baiano, Ricardo. Por que não pode sair outro campeão aqui da região sul?”.

 

 

A secretária municipal de Turismo, conhecida como Dona Lu, se mostrou bastante satisfeita com o resultado do evento e avaliou positivamente a competição: “Isso tudo é fantástico. Eu estou muito feliz, mesmo com o atraso da instalação. Mas não tem importância, está tudo perfeito, está tudo bem, todas as delegações que chegaram estão encantadas com tudo que está acontecendo, com a nossa cidade, a nossa praia. Isso só nos gratifica e faz com que a gente tenha mais força e mais energia para conseguir mais eventos”.

 

 

A ARBITRAGEM

 

Não só de atletas a Bahia se destaca nesta competição. A arbitragem foi composta inteiramente por baianos: 18 no total. Assim sendo, além da competência geográfica (Nova Viçosa apresenta um banco de areia com um espaço bem confortável para a instalação das arenas) o estado apresenta ao mundo sua competência na arbitragem.


AVALIAÇÃO TÉCNICA

 

Com uma agenda repleta de competições, os atletas mal terminaram a primeira etapa do circuito em Nova Viçosa e já começam a se preparar para os jogos seguintes. Para o responsável pelo gerenciamento das seleções Pedro Paladino, o torneio serviu como uma experiência inicial para os próximos campeonatos. “Tivemos um resultado muito bom. Muitas duplas do Brasil estão começando um trabalho forte. O ‘feedback’ que eu recebi é que todos estão adorando aqui. A logística é boa, tudo próximo, comida excepcional, receptividade do público e das pessoas daqui que estão trabalhando é maravilhosa. Estamos muito felizes. Os atletas estrangeiros e suas comissões técnicas também. Quem sabe um dia a gente não possa voltar. Tudo é uma questão de negociação para que a gente possa estar fazendo cada vez mais eventos e ajudar nossos atletas, divulgar a modalidade e descobrir talentos”.

 

 

SEGURANÇA

 

A integridade do público foi composta de profissionais contratados pela organização e pela força de segurança pública. Segundo o Major Anilton, a atuação ocorreu de forma conjunta e contou com centenas de pessoas ligadas diretamente nas operações em toda a região: “o circuito leva o nome de Nova Viçosa, e por consequência o de Mucuri e região, para um patamar a nível nacional e internacional. A gente precisa entender que quem ganha somos nós, e é por isso que estamos aqui, enquanto estado, enquanto força pública de segurança, para garantir a ordem, a tranquilidade, com o policiamento, através de patrulhas a noite, com homens no trânsito para salvaguardar a integridade física das pessoas que participam. O aparato policial na região já é forte por natureza, através do comando regional sul, todo esse aparato somado à polícia rodoviária, o batalhão e o colégio de polícia militar, comportam mais de 300 homens”.

 

 Atuando nos três dias de evento, a Rádio Abrolhos transmitiu ao vivo todo o circuito. O empresário Junior Borges, responsável pela marca, esteve no local para acompanhar de perto todos os acontecimentos. Júnior parabenizou a organização do evento, bem como ressaltou a alegria de estar contribuindo na comunicação regional da disputa: “eu gostaria de parabenizar esse belo trabalho que está sendo feito por essa equipe e aproveito a oportunidade para parabenizar os organizadores do evento. É um motivo de muita alegria estar participando de um evento grandioso como esse. Nós estamos acompanhando a evolução nos meios de comunicação, e é isso que vamos continuar fazendo com a Abrolhos FM.”


Júnior explicitou o desejo da rádio de continuar com as mudanças para o aprimoramento de transmissões futuras: “hoje, praticamente toda a nossa programação é digital. Estamos investindo em equipamento de ponta, adquirimos agora um drone para a realização de filmagens para podermos nos posicionar de maneira proativa, dinâmica, e profissional no mercado online. Faremos o que o público merece e precisa, até para servirmos, com uma qualidade diferenciada, a nossos ouvintes e nossos colaboradores”. O jovem empresário aproveitou a oportunidade para agradecer os colaboradores que contribuíram para o sucesso da transmissão do evento pelas ondas do rádio:


Supermercado Super Pão

Pianna Construção e Acabamento

Posto Belo Jardim

            

 

O Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia segue para Cabrália/BA, a próxima sede da competição.

 

 

RESULTADO FINAL DA PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO

Equipe feminina:

Quarto Lugar: Brasil (Juliana e Andressa)

Terceiro lugar: Brasil (Josy e Lili)

Segundo lugar: Brasil (Victória e Tainá)

Primeiro lugar: Brasil (Ana Patrícia e Rebecca)

 

Equipe masculina

Quarto lugar: Brasil (Ricardo e George)

Terceiro lugar: Chile (M. Grimallt e E. Grimallt)

Segundo lugar: Brasil (Fernando e Ramon)

Primeiro lugar: Argentina (Azaad e Capogrosso)

 

Fonte: ASCOM-Radio Abrolhos FM

comentários

Estúdio Ao Vivo